Curta a nossa pagina no facebook !!!






quinta-feira, 4 de maio de 2017





Pestana Convento do Carmo sedia X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de língua Portuguesa, em Salvador (BA), esta semana.




Encontro, promovido pelo Ministério da Cultura brasileiro e presidido pelo ministro Roberto Freire, ocorre dias 4 e 5 de maio e reúne nove países lusófonos
 
 Nas próximas quinta (4/5) e sexta-feira (5/5), o ministro da Cultura, Roberto Freire, presidirá a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Pestana Convento do Carmo, em Salvador (Bahia). Promovido pelo Ministério da Cultura brasileiro, o encontro contará com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Guiné Equatorial e Timor-Leste.
Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujo fundamento é a Língua Portuguesa, bem como o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo. A CPLP constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, foro prioritário de atuação do Ministério da Cultura (MinC) em sua área de competência.
 
Com o objetivo de aprofundar a cooperação entre os seus membros, serão debatidos na X Reunião temas como audiovisual – programa de maior êxito no âmbito da CPLP –, patrimônio cultural, língua portuguesa e a revisão do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP. Espera-se o estabelecimento de instância formal responsável por coordenar políticas públicas relacionadas à proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial dos nove países de língua portuguesa.

Paralelamente ao encontro, também será anunciada a criação do Prêmio Monteiro Lobatode Literatura para a Infância e a Juventude, entre os governos de Brasil e Portugal, que deverá ter a estatura do Prêmio Camões de Literatura, mas voltado à literatura para crianças e jovens. Serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Além disso, devem ser apoiadas iniciativas internacionais de produção cultural.

A reunião de ministros será precedida por uma reunião preparatória, a 5° Reunião de Pontos Focais de Cultura, realizada ao longo da quinta-feira (4), quando paralelamente também ocorrerão reuniões bilaterais entre ministros para negociação de acordos. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá na noite do dia 4, no Forte São Diogo, às 19h, e terá apresentação da Orquestra Afro Sinfônica, declamação de poesia pelo artista Dody Só, apresentação de Samba de Roda e exposição do pintor Caribé. Ao todo, os eventos oficiais e as atividades culturais paralelas tiveram investimento de R$ 500 mil.
 
“A data e a oportunidade das reuniões ganham especial importância porque, no dia 5 de maio, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa e Cultura da CPLP”, explica o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido, que participará das reuniões.
 
Durante o encontro, Salvador ganhará o título de Capital da Cultura da CPLP. “A cidade foi escolhida pelo MinC por ter sido a primeira capital do Brasil, além de ser importante ponto de confluência de culturas européias, africanas e ameríndias e um centro de difusão da língua portuguesa nas mais variadas manifestações culturais”, explica Cândido.
 
Para celebrar Salvador como Capital da Cultura da CPLP, ao longo da semana de 2 e 7 de maio, será organizada programação cultural gratuita e aberta ao público, com o apoio da Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao MinC, e da Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura de Salvador. Os espaços foram cedidos pela Fundação Gregório de Mattos ou pela Prefeitura, como o Teatro Gregório de Mattos, o espaço cultural da Barroquinha e Largo de Santo Antônio, com atividades como fotografia, teatro, cinema e gastronomia, entre outros.
 
Crédito Fotos: Divulgação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Faça o seu comentário.